No dia 9 de Junho fomos novamente convidados para estar no AquaRio desta vez com um propósito ainda mais especial, conhecer o projeto sentir para amar, que traz um olhar diferente do maior aquário da América do Sul, um olhar de inclusão um olhar que toca a alma.
A jornada
Na madrugada de domingo começou nossa jornada saímos dos confins de Campo Grande ( Zona Oeste do RJ) com a presença ilustre de nosso amigo Luiz Fernando ( Redator do site Trecobox) que nos acompanhou na visita.
Como essa visita requer um ambiente especial e o aquário funciona todos os dias a partir das 10h por isso a visita foi agendada para ter inicio as 8h.
O AquaRio
Ao chegarmos esperamos alguns minutos o restante do pessoal que integraria o grupo para dar início a visita guiada pela Karin responsável pela parte educacional do aquário, como dito no post anterior sobre nossa Visita ao AquaRio, é um lugar maravilhoso e com os olhos voltados para a acessibilidade, porém nessa visita especial foi criado um ambiente totalmente imersivo onde as pessoas que são portadoras de deficiência visual tem experiencias maravilhosas, logo no inicio da visita entramos no estand Meros do Brasil onde era possível escutar o coração do Meros que assim chama sua fêmea para reprodução, os visitantes puderam tocar na réplica e sentir seus detalhes e particularidades assim como também foi feito no estante ao lado que contava com réplica de tamanho real do Boto cinza e uma da Baleia Jubarte em escala menor e seguimos nossa visita e a cada tanque haviam replicas para o pessoal sentir como é cada espécie e áudio descrição dos tanques foram confeccionadas pelo pessoal da parte educacional do aquário peças que além do recurso tátil com as espécies havia frases em braile.
Foi uma manhã maravilhosa, projetos como o Sentir Para Amar no caos do Rio de Janeiro onde as necessidades especiais muitas vezes não tem o minimo de respeito nos fazem sentir acolhidos.
Confira o relato de uma das visitantes do projeto que faça sobre a importância do projeto e sobre o tanque de toque que dá oportunidade de tocar em animais reais porém está fechado para obras.
O projeto acontece de 2 em 2 meses se você quer participar entre em contato com o AquaRio (21) 2042-5312 e fique ligado nas datas!
Nos acompanhe no instagram: @mimoodoficial
Discussion about this post