A história de Francisco Lima de Souza antes de ser de superação é de amor ao esporte. Aos 62 anos ele recorda a primeira competição de corrida que participou, há mais de 40 anos atrás. “Comecei a competir como um atleta como outro qualquer em, desde então competi representando por vários anos um clube de Brasília”, lembra.
Em 1991 Francisco mudou para Goiás e se filiou a Federação Goiana de Atletismo (FEGAT). O atleta, que nasceu apenas com a visão do olho direito, sofreu um baque quando em 2003 ficou totalmente cego por 90 dias, devido a um deslocamento de retina. “Passei por três cirurgias, e foi assim que adquiri um pouco de visão que Deus me concedeu. Hoje, tenho 15% do olho direito, ou seja, vejo só vultos”, conta.
Depois da recuperação, Francisco voltou às atividades físicas. O recomeço foi como atleta PNE (Portador de Necessidades Especiais). Agora, paraolímpico, o corredor fala com orgulho dos títulos que alcançou em mais de quatro décadas dedicadas ao esporte. “Hoje sou ranqueado pelo estado de Goiás em primeiro lugar em maratonas de 42 km e meias-maratonas de 21 km, além de provas de longas distâncias, que são provas de mais de 50 km”.
Os números são impressionantes. São 17 São Silvestres; 69 meias-maratonas (21 km); Sete Supermaratonas de 50 km; 18 ultras de 12 horas; cinco ultras de 24 horas; quatro desafios de 12 horas correndo na esteira; seis caminhadas ecológicas de 350 km cada, com duração de três dias. “Já tenho em meu currículo 97 maratonas de 42 km”, enumera.
Para 2019 o atleta fez um compromisso: completar a centésima maratona, e a escolhida foi a prova do Sesc em Foz do Iguaçu, no dia 29 de setembro. “Eu corri em maratonas do mundo todo, mas a cidade que eu escolhi para me tornar centenário em maratonas é Foz de Iguaçu, por ser a que mais acumulo títulos”, declara ele que participou da competição em 2008, 2009, 2012 e 2017.
Além de uma conquista pessoal, a completar as 100 maratonas, o corredor entrará para o livro dos recordes (The Guinness World Records), como atleta paraolímpico que mais participou de maratonas.
Faltando pouco mais de um mês para a prova, Francisco passará pela Maratona em Movimento, em Goiânia (GO), no dia 25 de agosto; a prova de Punta del Este, no Uruguai, no dia 8 de setembro e, como treino, a meia-maratona do Sol, em Natal (RN). “Eu vou com fé em Deus para completar, não vou pensando em pódio. A de Foz não é uma maratona fácil, pois é bem concorrida. No ano passado, por exemplo, fui o sexto. Eu corri em seis maratonas fora do país e o restante em todas as regiões brasileiras, posso afirmar que a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu promovida pelo Sesc PR é uma das mais organizadas que participei, fora o ótimo tratamento e recepção de toda a equipe. Ainda tem a premiação em dinheiro, que não são todas que oferecem. Ou seja, dá gosto de correr”, considera.
Para ele, qualquer prova que envolva corrida de longas distâncias não é tarefa fácil, seja pelo percurso, pelas longas subidas ou até algumas descidas. “No caso da maratona, depois dos 30 km, você começa a pensar: ´não vou mais correr maratona´, mas quando você começa a ouvir o toque do som, aquelas palmas das pessoas que estão ali na torcida, sua mente e o seu organismo mudam. Você já está pronto para outra”, revela.
*Na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, Francisco será acompanhado pela guia, Suedina Gouveia Assis e recebe o apoio da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan). O atleta reside com a esposa, Socorro em Aparecida de Goiânia.
Inscrições
As inscrições para a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR vão até o dia 1º de setembro e podem ser feitas exclusivamente pelo site www.sescpr.com.br/maratona. Quatro mil atletas são esperados para a prova dos 42km, a maratona de revezamento em duplas e a corrida dos 11,5km.
A largada da maratona e do revezamento (primeiro atleta) é no mirante do vertedouro da Itaipu Binacional e, da corrida dos 11,5 km é na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, tendo um dos principais cartões postais do Paraná como cenário: as Cataratas do Iguaçu. De acordo com o regulamento, a idade mínima para participar no revezamento e na corrida de 11,5km é 18 anos. Já na maratona individual, 20 anos de idade.
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR é uma iniciativa do Sesc PR, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional e do Parque Nacional do Iguaçu. O evento recebe promoção da RPC.
Discussion about this post