Se você tem ou conhece alguém com deficiência ou mobilidade reduzida, que adoraria ir a um showzinho, mas não sabe nem por onde começar pra chegar a um, esse texto é pra você. São algumas dicas, que têm como base as minhas experiências em shows que aconteceram em São Paulo.
Caso more em outra região, talvez seja necessária uma pesquisa mais detalhada sobre esses eventos na sua cidade.
Vamos às dicas:
– COMPRA DE INGRESSOS
Algumas empresas vendem ingressos específicos para pessoas com deficiência. Há fila on-line separada para isso, ou até canais com atendimento acessível, e já está marcado em seu bilhete “meia PCD”. Mas, caso não consiga acesso a ele, pode comprar qualquer meia entrada, por qualquer canal (on-line, telefone, bilheteria, etc.). Só tome cuidado pra não escolher um lugar de acesso muito difícil, como arquibancadas, camarotes ou cadeiras superiores.
Se não estiver claro onde se localizam esses setores, antes da venda dos ingressos, procure a produtora do evento ou a empresa que fará esta venda para esclarecimentos. Lembrando que a Lei Brasileira de Inclusão garante lugares acessíveis em todos os setores. Não se preocupe em comprar ingressos caros, com entrada antecipada. Não há necessidade disso para conseguir um bom lugar.
Atenção à escolha de seu ingresso. Nas pistas (comum e Premium), em estádios, o acesso mais fácil é a banheiros químicos. Para chegar aos banheiros do próprio estádio, de alvenaria, é necessário atravessar o mar de gente da pista inteirinha. Então, depois do início do show, nada de banheiro legal, só o químico mesmo. Talvez você não queira ter essa experiência…
Para pessoas com mobilidade reduzida não há a possibilidade de meia entrada, porém, elas deverão ser direcionadas às áreas acessíveis nos setores em que tiverem comprado seu ingresso no dia do show, se julgarem necessário.
NO DIA DO SHOW
O que levar:
– Suas comidinhas (industrializados fechados, ou frutas picadas em saquinhos), caso não queira gastar muito;
– Não adianta tentar entrar com bebidas em garrafinhas ou latinhas. Água, só em copo mesmo;
– Uma blusa que já te proteja de chuva ou uma capa simples, se for ficar em setor sem cobertura;
– Um powerbank para o celular pode ser importante, pra registrar o show e ainda pedir seu carro por aplicativo pra ir embora;
– E não se esqueça de levar o documento que comprova sua deficiência (nunca me pediram, mas, eu não arriscaria ter de voltar do show só por causa de um documento). Um laudo médico, por enquanto, basta, principalmente se sua deficiência não for aparente.
Como ir:
– transporte público (metrô, ônibus) e caminhar até o local do show (se tiver qualquer dificuldade de mobilidade, essa opção é complicada);
– transporte público e pegar um táxi ou carro por aplicativo até o mais próximo possível do local do show;
– excursões (eu nunca usei essa opção, mas, já tive amigos com deficiência com essa experiência. Particularmente, acho muito difícil e suscetível a golpes de pessoas que montam excursões, recebem os pagamentos e somem, sem dar satisfações). Veja se outras pessoas que você conhece já contrataram essa empresa, procure referências de conhecidos. Antes de deixar o ônibus, pergunte ao motorista onde ele aguardará ao final do show, e pegue o contato dele e/ou de alguém que coordena a excursão;
– carro próprio (para estacionar nas ruas próximas ou mesmo no estacionamento oficial do evento, dependendo do quanto pode gastar, de quê horas vai chegar e de quanto conforto vai precisar. No caso de estacionamento oficial, às vezes, a reserva antecipada oferece descontos interessantes);
– táxi ou carro de aplicativo. Eles, normalmente, chegam bem próximo às entradas do show;
– carona de alguém que não vá ao show com você. Nesse caso, talvez tenha que caminhar um pouco até a entrada.
Como ter acesso a banheiros, comida, lojas oficiais, etc.:
– Sempre, sempre MESMO, conte com o Corpo de Bombeiros para ajudar. Eles são muito bem treinados, dispõem de cadeiras de rodas, caso você necessite, e estarão lá para ajudar na locomoção e demais necessidades de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Nas necessidades estão inclusas aquelas comprinhas dos produtos oficiais que, às vezes, a gente quer fazer. Com gentileza, é possível conseguir ajuda para isso também.
Você curtiu o show, comeu, bebeu, fez suas comprinhas, tá feliz. Mas… Precisa ir embora.
Pra sair do show:
– Se você está com seu carro no estacionamento oficial, é só aguardar que a saída seja liberada, pagar e seguir seu caminho;
– Se chegou caminhando, a partir do transporte público, seja rápido, porque alguns transportes encerram suas atividades logo depois do fim do show, fique atento!
– Se foi com excursão, se apresse para a saída, mas, garanta aquela passadinha no banheiro, água e comida antes de procurar seu ônibus. Muitas excursões servem uma pizza brotinho na volta, têm bebidas e banheiro no ônibus: cheque isso na contratação;
– Se sua opção foi utilizar táxi ou carros por aplicativo para chegar, localize o ponto de táxi mais próximo e se apresse para conseguir um, ou se afaste um pouco das saídas do local do show e peça seu carro por aplicativo assim que as vias forem liberadas. Se possível, já deixe combinado com um motorista o seu retorno. Pode ser uma grande aventura encontrar um carro disponível no final.
– Caso vá e volte de carona com alguém que não irá ao show com você, combine sempre um lugar um pouco mais afastado das saídas do show para encontrar sua carona ao final do evento. Ou, um horário um pouco mais tarde. Assim, o acesso ficará mais tranquilo para ambos.
Essas foram as minhas dicas. Você tem outras? Vamos trocar experiências e construir uma rede de informações que pode ajudar muita gente!
Discussion about this post