Oii, amigos, no mês de Fevereiro é dado destaque a doença de Alzheimer com o Fevereiro Roxo, que conscientiza a população sobre como perceber os sinais, formas de tratamento e prevenção da doença.
O que é
Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
Fonte: www.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer
O outro lado do Alzheimer
Que o Alzheimer é uma condição devastadora nós já sabemos, agora o que muitas das vezes fica esquecido é a vida e psicológico do cuidador, assim conforme a doença de Alzheimer vai progredindo, o paciente requer cuidados especiais, cerca de 80% dos cuidadores de pacientes com Alzheimer são da própria família. (Haley, 1997) se envolvendo tanto emocionalmente como fisicamente, no auxilio das atividades diárias da pessoa com DA assumindo responsabilidades de maneira crescente, muitas vezes esse cuidador é designado no núcleo familiar e não recebe qualquer ajuda do restante da família, causando uma sobrecarga emocional , o que talvez seja um dos mais importantes problemas causados pelo Alzheimer.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722008000200004&script=sci_arttext&tlng=pt
Maneiras de diminuir essa sobrecarga
Nem sempre é fácil ver quem nós amamos regredindo exponencialmente, e toda a responsabilidade vindo, algumas maneiras de diminuir essa sobrecarga emocional são:
- Reconheça suas necessidades
- Se exercite, mesmo que seja dentro de casa, faça um alongamento
- Procure revesar os dias de cuidador, se no seu caso só tiver você para dar suporte, tente pedir a uma pessoa de confiança que possa ficar pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias e tire um dia para você, neste dia não se preocupe com nem um a fazer da casa, apenas relaxe por algumas horas.
- Se o que citei a cima não for possível, tire um tempo para você nem que seja em algum lugar tranquilo da casa.
- Reconheça que você precisa de ajuda, acione outras pessoas da família, ou até mesmo um profissional. Alguns estados tem no sus cuidadores que podem auxiliar, verifique isso na sua unidade básica de saúde.
Sabemos que muitas vezes não é fácil, se você precisar de apoio ou bater um papo entre em contato com a gente por e-mail em: [email protected] ou pelo instagram @mimoodoficial
Discussion about this post