Luta por Justiça conta a História de Bryan Stevenson (Michael B. Jordan), advogado recém formado em Harvard, que tem em seu coração a vontade de fazer algo pela sua comunidade, e vê em presos que estão no corredor da morte, a chance de fazer algo, ele se muda para o Alabama, dedicando sua vida a dar assistência a esses presos que não recebem assistência judicial devida. Lá ele se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx) que foi preso injustamente, ao tentar provar sua inocência Bryan se depara com o preconceito racial e de classe, e manipulação de provas partindo das autoridades.
Filme dirigido por: Destin Daniel Cretton que já dirigiu: Temporário 12 (2013) e Castelo de Vidro (2017), Destin ganhou seu espaço no cinema independente com produções de baixo custo, e agora vem mostrando seu trabalho em estúdios maiores como em Luta por Justiça e em Breve Shang-Chi da Marvel.
O filme segue um padrão bem convencional, porém a direção que faz toda a diferença e sabe trabalhar trazendo impacto, com o convencional drama de tribunal, trazendo um pouco da situação ” O homem lutando contra do estado” um pouco do drama histórico do passado tentando retratar o que acontece até hoje com relação a preconceito racial e injustiça e uma ponta de drama social, evidenciando problemas na sociedade, falando sobre racismo, pena de morte, e fazendo uma crítica ao sistema jurídico nos estados unidos.
Logo de cara já dá para entender os personagens, o lugar de cada um na trama, o racismo presente, o estado tentando arrumar uma solução a qualquer custo para ” os problemas da população branca”, des do início, a gente sabe que McMillian é inocente, o que trás ao telespectador angústia e necessidade da justiça ser feita, recorrendo para um final épico, fazendo uma releitura de uma estrutura bem conhecida, mostrando que uma boa direção pode elevar um molde já conhecido em Hollywood, sabendo exatamente como impactar.
Talvez um dos maiores erros do roteiro seja querer abordar muitos assuntos ao mesmo tempo, não sendo apenas um filme de um advogado que luta por causas sociais, ou de um preso que briga por sua inocência, tendo a questão do assassinato em que McMillian é acusado, onde fica no ar quem foi realmente que matou a vítima, o núcleo da prisão que trás mais histórias dos presos no corredor da morte, a família e comunidade do McMillian, trazendo muitos assuntos, que poderia ter ficado bem mais amarrado, se o foco não tivesse ficado tão dividido, ficando um pouco superficial.
A ausência de trilha sonora apelativa em momentos emotivos, torna cada cena mais real, sabendo aproveitar o som ambiente, cada silêncio, fisgando o expectador para dentro da história, trazendo um impacto para o filme
Então é isso, Luta por justiça entrou em cartaz nos cinemas Brasileiros, vai lá conferir!
Elenco
Nota
Discussion about this post