Olá! Tudo bem por ai? Hoje vamos entrar um pouquinho no universo cinematográfico e falar sobre Protagonismo de pessoas com deficiência em filmes e séries, esse é o primeiro da série de textos sobre o assunto, deixe sua sugestão de filme e série com a temática para analisarmos!
Os esteriótipos
Os estereótipos da pessoa com deficiência que é incapaz e frágil vem a cada dia sumindo, mas precisamos entender o quão isso nos afetou por anos. Muito se fala da representatividade na vida de determinados grupos, e com pessoas com deficiência criou-se uma espécie de representatividade negativa, onde quase não se via personagens que nos representássemos, e quando finalmente havia um personagem, ele não era o herói, o protagonista, o que se dava bem, simplesmente era visto como incapaz, como alguém sem autonomia que não podia resolver os próprios problemas.
Movimentos contra o capacitismo
Movimentos contra o capacitismo e o seu valor na mídia vem mostrando que as deficiências não tornam ninguém inferior e abrindo espaço para enxergarem a pessoa com deficiência como público para suas produções.
Representatividade do cenário atual
A representatividade nas produções atuais Hoje esse cenário tem começado a ganhar um novo contexto, perdendo a imagem de pessoa vulnerável, e passando a fazer parte da estória. Alguns exemplos de personagens que ganharam destaque entre 2019 e 2020 foram: Bran Stark de GoT, Sam da série atypical, Jairo de Toy Boy, Shawn de The Good Doctor e elisabeth doppler de Dark, Seja cadeirante, autista, surdo, esses personagens tem em comum que não é apenas o que os limita, mas são personagens importantes no enredo
Discussion about this post