A escolhida foi: “Adaptação para casa não acessível.”
O tema é vasto, e com certeza cada lar é único, assim como é única a necessidade de cada morador. O ideal é procurar a ajuda de um profissional especialista em acessibilidade para fazer um projeto adequado ao seu imóvel. Cada casa um projeto específico! É preciso entender que se o seu imóvel não foi planejado para ser acessível, talvez você tenha que gastar um pouquinho mais e também fique um pouquinho mais demorado realizar as adaptações necessárias, mas ainda assim, tornar seu lar acessível e mais seguro, pode ser bem prazeroso e com certeza o tornará mais bonito e funcional, com suas necessidades atendidas.
Bem, de uma forma mais abrangente tentarei falar um pouquinho de cada ambiente, tomando como parâmetro, um imóvel sem escadas e em um único pavimento. OK?! Com essas características, podemos dizer que todas as entradas e acessos, incluindo as áreas externas devem ser livres e desimpedidos de barreiras. Todos os ambientes devem ser contemplados para que haja circulação de pessoas com ou sem deficiência com autonomia, conforto e segurança. Quando se trata de uma pessoa com deficiência então! Maior deve ser o cuidado e atenção! Aí vão minhas dicas!
Nada de tapetes sobre o piso, são campeões em causar quedas. Tanto por tropeçarem nele, quanto por se escorregar ao pisar nele! Deem uma olhada em tapetes cerâmicos, pisos decorados, coisas do gênero. Seu profissional de confiança saberá lhe orientar.
Nada de vasos de plantas que diminuam a largura das circulações, ou criem barreiras, eles ficam lindos em algum canto da sala para dar o toque da natureza ao ambiente.
Objetos de decoração que quebrem e prateleiras de vidro? Nada disso!
Dê preferência sempre a piso antiderrapante.
Os móveis devem ter cantos arredondados, para que na eventualidade de uma queda, a pessoa não bata na quina do móvel. Pode causar ferimento grave a qualquer pessoa.
Em casa que tem idoso, com muita dificuldade de locomoção, evite assentos muito macios e fofos, eles geralmente tem muita dificuldade para se levantar. O ideal para as camas, poltronas (com braços) e sofás, é que tenham assentos firmes e em altura adequada, onde puder instalar barras, elas ajudam muito.
No quarto é bem legal uma cadeira com braços também é sempre muito bem vinda vai ajudar a calçar os sapatos e a se vestir de modo geral.
Ambiente campeão em acidentes domésticos é o tal do banheiro! Torná-lo acessível não é complicado.
Primeiro vejamos o que é um banheiro acessível.
É aquele cujo uso é possível para pessoas com algum tipo de necessidade especial ou dificuldade de locomoção. Nesse grupo entram os usuários de próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas, sistemas assistivos de audição e idosos.
Esse da foto, está muito bem planejado para pessoa com deficiência, que precise utilizar cadeira de rodas. Tem espaço de manobras, não tem o famoso “Blindex”, aquele vidro utilizado para fechamento da área do chuveiro. Temos banco retrátil na área do banho.
As barras estão colocadas, claro que não tenho como checar medidas, nem é esse meu objetivo aqui. Mas temos os principais elementos para que qualquer pessoa utilize esse banheiro, com conforto e segurança. Logo aqui abaixo, temos alguns detalhes que devem ser observados para pia, sem nenhum obstáculo físico sob ela. Uma vez que pedestais ou armários podem dificultar, ou até mesmo impossibilitar a aproximação da cadeira de rodas.
Ia esquecendo de falar uma coisa importantíssima! Iluminação! Ambientes bem iluminados facilitam a vida de todos, principalmente dos idosos que vão perdendo a visão ao longo do tempo.
Hoje vou finalizando por aqui. Tenho muitas observações e recomendações a fazer. Mandem as dúvidas de vocês que vou respondendo.
Lembrando a vocês que essas inspirações estão no @pinterestbr onde tenho meu perfil de #arquitetura , TBalbino Arquitetura. Ali tenho várias pastas, lotadas de #dicas ótimas e todos os devidos créditos aos autores. Também tenho perfil no Instagram @tbalbinoarquitetura, no Facebook @tbalbinoarquitetura e Canal no YouTube: Minha Arquiteta Teresa Balbino.
Meu nome é Teresa Balbino, sou arquiteta e Urbanista, especialista em acessibilidade. Fico muito feliz em poder ajudar!
Discussion about this post