Com o objetivo de preparar atletas que treinam em associações esportivas de comunidades do estado Rio de Janeiro, para que façam uma boa gestão de suas carreiras quando ingressarem em grandes clubes e instruí-los para o mercado de trabalho como uma alternativa para geração de renda, nasce o Trilha Empreendedora Pérolas Negras, um projeto em parceria entre o clube de futebol Pérolas Negras e a ONG Junior Achievement. Serão contemplados, ao todo, cerca de 400 jovens do Cantagalo, Cidade de Deus, Vila Aliança, Serrinha (Resende) e Queimados. E apesar de o foco do projeto estar nos atletas, serão abertas turmas para os moradores das comunidades que possuem interesse em aprender sobre empreendedorismo, gestão financeira, gestão de carreira e competências para ingressarem no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro, por jovens com idades entre 15 e 24 anos, moradores de qualquer comunidade citada acima, por meio do link: http://bit.ly/AlunoTrilhaPerolasNegras. O projeto tem início no dia 30 de setembro, com a metodologia híbrida — sendo necessário, em alguns momentos, a atuação presencial — e duração total de 6 meses.
Além de contribuir para a construção de carreira dos atletas, o projeto pode ser uma boa opção para os jovens que desejam incrementar o currículo com conhecimentos que podem ajudar a dar destaque nos processos seletivos de empresas. O conteúdo do projeto é baseado na Trilha Empreendedora da Junior Achievement, cuja metodologia inclui sete programas com temas de gestão financeira, empreendedorismo, ética, rotinas nas empresas, profissões do futuro, e criação de startups — sendo este último, um programa prático, no qual os jovens devem criar uma empresa durante quatro semanas com mentorias. Cada programa dura em média um mês, totalizando os 6 meses. As atividades são práticas e lúdicas, utilizando, inclusive, a linguagem do cotidiano dos alunos para que o processo de aprendizagem faça mais sentido para eles.
Para inaugurar o projeto em grande estilo, na próxima quarta-feira (23), às 17 horas, a Junior Achievement abre seu canal do Youtube para uma roda de conversa que conta com a presença especial de um ex-jogador do Flamengo, que fez parte da geração mais vitoriosa do clube, entre as décadas de 70 e 80, para contar um pouco sobre a sua história e explicar como a atitude empreendedora e a gestão de carreira foram importantes para a chegada ao sucesso e, principalmente, para a reinvenção profissional quando deixou de ser jogador. Participam também do evento inaugural a Graziella Castilho, presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro; Rubem César Fernandes, fundador do Pérolas Negras e do Viva Rio; e João Pedro Bufon, jornalista e ex-aluno da Junior Achievement, responsável pela mediação da roda de conversa. A roda de conversa é aberta ao público e todos os interessados podem assistir por meio do link: https://www.youtube.com/c/JuniorAchievementRJ.
Discussion about this post