“Atravessa a vida“, novo documentário de João Jardim (“Getúlio”, “Janela da Alma”) estreia dia 14 de janeiro nos cinemas. O filme acompanha o cotidiano de uma turma do 3º ano, no interior do Sergipe, que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM de 2021 terá início dia 17 de janeiro. O longa é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. O filme teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade.
O documentário mergulha no universo escolar e adolescente dos jovens de Simão Dias, cidade de 40 mil habitantes no interior sergipano. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, escola com cerca de mil alunos, representa um recorte das dificuldades na educação brasileira. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito, os alunos refletem temas urgentes – dentro e fora de sala de aula – como futuro, depressão, aborto, pena de morte e Ditadura Militar.
“Atravessa a vida partiu de uma vontade de entender este momento de saída da escola na vida do adolescente, como as coisas acontecem, são sentidas e vivenciadas. Interesse em entender quem são estes alunos que hoje dependem do Enem para fazer a vida seguir. No filme estão representados alguns alunos com potencial, que podem ir muito longe, e ficam claras as dificuldades que encontram. Alguns aspectos particulares dessa escola infelizmente estão presentes se olharmos de um ponto de vista geral para o Brasil. Temos somente três entrevistas no filme e em todas a ausência do pai na família é um tema abordado. Além disso, os obstáculos que alunos e professores enfrentam não estão restritos somente a esse colégio”, analisa o diretor João Jardim.
O filme traz referências ao longa “High School“, de Frederick Wiseman. Este é o segundo trabalho de João Jardim a abordar o tema. “Pro Dia Nascer Feliz” (2006) trazia histórias de estudantes de Estados e classes sociais distintas sobre medos e anseios da vida escolar. O filme alcançou mais de 50 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios, incluindo Melhor Documentário na Mostra de São Paulo. Jardim também é diretor dos premiados “Janela da Alma”, “Amor?”, “Getúlio”, e codiretor do documentário indicado ao Oscar “Lixo Extraordinário”.
Sinopse:
Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.
Personagens:
Daniela Silva (diretora da escola)
David Andrade
Flávia de Jesus
Lívia Costa
Vitoria Mirelle
Ramon dos Santos
Rayssa Rodrigues
Isolda Laís
Ficha Técnica:
Diretor e Produtor: João Jardim
Diretora de Produção e Produtora Executiva: Gabriela Weeks
Assistente de produção: Fernanda Curi, Érika Saldanha
Estagiária de Produção Executiva: Thayná Ivo
Pesquisadora e Assistente de Direção: Carol Gonçalves
Diretor de Fotografia: Dudu Miranda, João Atala
Fotógrafo adicional: Rafael Mazza
Assistente de câmera: Isadora Relvas
Técnico de Som: Marcos Cantanhede
Técnica de Som adicional Brasília: Olívia Hernadéz
Montadora: Fernanda Rondon
Assistente de edição: Liana Riente
Controller: Alcione Koritzky
Logger: Gabriel Lima
Still: Sora Maia, Fabio Seixo
Estagiária de Edição: Vivian Vecchi
Composição de trilha sonora: Dado Villa-Lobos
Produção e distribuição: Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes
Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!
Produtores Associados: Renée Castelo Branco
Dot e EliteCam
Discussion about this post