Já tem anos que a Disney gostaria de fazer uma produção que homenageasse a trilogia de High School Musical, porém tal homenagem nunca tinha sido feita devido a diversos problemas envolvendo os bastidores. Até que, finalmente, a proposta veio e chegou ao Brasil junto com a Disney Plus, tendo sua season finale lançada nesta sexta, dia 15 de janeiro.
High School Musical: The Musical: The Series já é uma sátira desde o seu nome, que virou piada interna na produção. A série é feita no formato de mockumentary, ou seja, um documentário com sátira, na qual os atores interagem com a câmera, como acontece em The Office e Modern Family, por exemplo, trazendo uma carga humorística bem diferente do que já foi visto em séries teens da Disney.
Por ser uma homenagem à trilogia de High School Musical, a série apresenta as músicas do primeiro filme interpretadas pelos novos atores de uma maneira belíssima e especial. Todavia, não se baseia apenas nas músicas da trilogia e a produção arrisca (e acerta) ao trazer músicas inéditas, como Wondering e All I Want, que acrescentam o enredo e dão um tom mais elevado ao musical.
O elenco trazido é muito talentoso. Os protagonistas são bem carismáticos, conseguindo fugir do clichê protagonista bobinha que a Disney costuma fazer com suas atrizes principais. Nini é uma personagem forte, determinada e decidida. O mais interessante na série são pequenos pontos que a personagem mostra que não precisa de um romance para ter uma boa história. Mas como a Disney gosta de um bom romance (e nós, espectadores, também), o amor vem da melhor forma possível sem nenhuma imposição. Os coadjuvantes são um brilho a parte, trazendo questões super importantes para a história e um carisma fenomenal. É gostoso de acompanhar a trama deles e, às vezes, roubam a cena dos protagonistas.
A série conta, ainda, com muita representatividade com seus personagens, algo inédito em uma produção Disney. Um exemplo (SPOILER ALERT) é ter um personagem, homossexual interpretando a Sharpay no musical que a professora de teatro traz ao East High e até mesmo um casal homossexual. Para quem acompanha há anos as séries da casa do Mickey, sabe que tais personagens não eram explorados nas produções e, quando tinham, não eram abertamente declarados.
Para aquecer o coração de quem cresceu junto com a trilogia, a série ainda traz a participação de dois ex-HSMs em cenas impecáveis que dão o famoso quentinho no coração da gente. As cenas são uma homenagem aos atores e à trilogia e a cena musical é um presente maravilhoso para os fãs.
A série é pura nostalgia, porém carrega uma identidade própria sem precisar usar os filmes como muleta para se sustentar. É um clichê maduro, se comparar com séries músicas da Disney, e leve para curtir depois de um dia corrido.
High School Musical: The Musical: The Series já foi renovada para uma segunda temporada, porém a mesma ainda não tem data anunciada. Então, só nos resta aguardar por novidades.
Nota: 4,5/5.
Discussion about this post