Diabetes tipo 1/ Juvenil
É caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue, ela surge de forma mais comum na infância ou adolescência. Sendo uma doença auto imune o próprio corpo como mecanismo de defesa passam a destruir o pâncreas, responsável pela produção de insulina.
Então no diabetes tipo 1 o pâncreas não produz insulina essa é a principal diferença então para o individuo tem que fazer a reposição desse hormônio de forma injetável
Sintomas do diabetes tipo 1
- Boca seca
- Vontade de urinar a toda hora
- Sede constante
- Perda de peso
- Formigamento em pernas e pés
- Feridas que demoram a cicatrizar
- Fungos nas unhas
Diabetes tipo 2
Diferente do tipo 1, no Diabetes tipo 2 não é corpo em forma de defesa que ataca o pâncreas, ela se instala a partir de resistência a insulina, a insulina é produzida mas encontra dificuldade de entrar na célula, os principais fatores de risco são: excesso de peso, sedentarismo, história familiar da doença, o envelhecimento (idade ≥ 45 anos) e hipertensão arterial sistêmica.
Sintomas do diabetes tipo 2
- Boca seca
- Vontade de urinar a toda hora
- Sede constante
- Perda de peso
- Formigamento em pernas e pés
- Feridas que demoram a cicatrizar
- Cansaço frequente
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional é uma doença metabólica e se deve as mudanças que ocorre na gestação junto com uma resistência a insulina, essa resistência pode causar uma hiperglicemia
Fatores de risco
- Sobrepeso/obesidade antes da gestação;
- Elevação do peso durante a gestação além do considerado normal;
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
- Uso de medicamentos hiperglicemiantes;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Hipertrigliceridemia;
- Acidentes obstétricos, como perdas gestacionais prévias, história de Diabetes gestacional prévio, recém-nascido anterior com peso ≥ 4.000 g.
Deve-se fazer o tratamento adequado para evitar que após a gestação prossiga a diabetes.
Nos 3 casos de diabetes o que se deve fazer é manter uma alimentação equilibrada, dando preferencia a alimentos em natura e minimamente processados, utilizar de forma correta a medicação indicada e praticar atividades físicas.
Discussion about this post