A solução desenvolvida pelo ingresso.com junto com a organização do Rock in Rio teve seus ingressos digitais vinculados a carteira Google de forma inédita sendo o primeiro contato com os tickets digitais de grande parte do público com tempo de apenas 4 segundos para ser validado na catraca.
27% do público nunca tinha utilizado seu smartphone como carteira digital para guardar seus ingressos e não sabiam dessa funcionalidade e mais de 98% dos ingressos foram utilizados nesta modalidade.
um dos mecanismos de segurança adicionados à tecnologia do ticket foi a transferência com aceite de ponta a ponta. E segundo os usuários que enviaram e / ou receberam o ingresso, o processo foi considerado fácil ou muito fácil por 80% deles. A pesquisa foi realizada por e-mail, com mais de 13 mil participantes, sendo 77,2% com idades entre 18 e 44 anos.
Sobre a acessibilidade dos ingressos
Junto com tantos benefícios como a sustentabilidade e facilidade de acesso ao festival, nossos leitores também foram super receptivos com os ingressos 89% de nossos leitores alegou que não teve problema algum com essa metodologia adotada pelo festival, algo importante que foi mencionado é o medo de golpes mas não houve problemas em transferência dos mesmos pelo público entrevistado.
Para a organização do Rock in Rio, a implementação do novo acesso à Cidade do Rock foi um sucesso: “O projeto foi bastante desafiador, não só para o Rock in Rio, mas também para o público. Mais do que uma nova tecnologia, o que fizemos foi provocar uma mudança comportamental na utilização do ingresso. Foi feito um trabalho exaustivo de comunicação previamente com os clientes, para evitarmos problemas no acesso. Dessa forma, conseguimos ter a maior parte das dúvidas esclarecidas, e os fãs chegaram bem-preparados. O acesso no evento foi muito rápido e tranquilo. O resultado desse novo modelo de ingresso foi muito positivo.” afirma Juliana Ribeiro, diretora de Ticketing do Rock in Rio.
Roberto José, diretor de Tecnologia da Ingresso.com, também comemorou o resultado: “Sabíamos que os desafios de colocar uma vasta quantidade de pessoas para dentro do festival de maneira fluida seria grande. Mesmo tendo sido o primeiro evento com esse tipo de controle de acesso, não identificamos dificuldades representativas na leitura dos ingressos, ou seja, conforme as pessoas forem usando mais essa tecnologia, mais simples será o acesso. Essa média de tempo corrobora com a nossa percepção e mostra que conseguimos atingir um dos principais objetivos que tínhamos com a nova tecnologia”.
A sustentabilidade e a segurança foram bastante consideradas na hora do desenvolvimento do projeto. Na primeira, foi reduzido consideravelmente o desperdício e a produção de lixo que seriam gerados na confecção de centenas de milhares de ingressos físicos. O segundo tópico trouxe a preocupação de reduzir ao máximo a possibilidade de fraudes, para isso, um dos diferenciais foi o mecanismo de transferências digitais de ponta a ponta.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 22 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.
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