Discutir sobre acessibilidade em diversos parâmetros da sociedade tem sido cada vez mais importante visto que 24% da população brasileira segundo o IBGE possui algum tipo de deficiência.
No ramo de eventos temos grandes festivais como o Rock in Rio e o Mita festival que trazem uma acessibilidade mais humanizada, uma acessibilidade além do necessário por lei, mas sabemos que nem sempre podemos confiar de olhos fechados antes de ir ao local vamos a algumas dicas:
Faça um planejamento
Confira os meios de transporte que serão necessários para chegar até o local, se for de carro de aplicativo veja média de preço. Procure chegar cedo para chegar com calma e caso não queira ficar na área destinada ao público PCD poder escolher o melhor lugar.
A lei de acessibilidade em eventos define que os estacionamentos tenham no mínimo 5% de vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o mais perto possível da entrada.
Também, caso o evento não ofereça um local para estacionar veículos, é necessário ter área exclusiva de embarque e desembarque.
Entre em contato com o local do evento
Procure na internet fotos do local, entre em contato com a organização para saber se o local possui área PCD e como é feito o acesso.
Prepare-se para imprevistos
Não devemos sair paranoicos de que algo de ruim vá acontecer, mas imprevistos acontecem, vá com roupas confortáveis, leve dinheiro e remédios básicos como para dor de cabeça, veja a previsão do tempo antes de sair de casa.
Discussion about this post