Realizada pela ArtRio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à arte e transformar a cidade em um grande centro cultural.
A programação acontece em paralelo à ArtRio, feira de arte que será sediada na Marina da Glória, de 10 a 14 de setembro. Para facilitar a circulação do público, a organização do evento disponibilizará ônibus gratuitos que farão rotas diárias da Marina da Glória para diferentes espaços culturais municipais.
Rotas de Ônibus Gratuitos
Os visitantes da ArtRio poderão aproveitar a programação externa através de rotas especiais. As viagens ocorrerão em dois turnos nos dias da feira, e os ônibus terão capacidade sujeita à lotação.
- Quinta-feira, 11/09: As rotas incluem o Parque Glória Maria e o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (14h), além do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e a Galeria Angelo Venosa (16h).
- Sexta-feira, 12/09: Os ônibus irão para o Museu Histórico da Cidade – MHC (14h) e a Arena Cultural Dicró (16h).
- Sábado, 13/09: A rota da tarde leva à Areninha Cultural da Maré (14h), e a da noite volta ao Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e Galeria Angelo Venosa (16h).
- Domingo, 14/09: O transporte gratuito terá destino ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) às 14h, e ao Parque Glória Maria e Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo às 16h.
Destaques na programação da cidade
A ocupação artística se espalha por diversos bairros. Na Zona Sul, o Studio OM.art, no Jardim Botânico, inaugurará a exposição individual “Acqua” do artista Oskar Metsavaht. A mostra explora a fusão de elementos líquidos, vítreos e pigmentos, revelando obras criadas a partir de uma combinação de intenção e acaso. A exposição abre no dia 10 de setembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, e aos sábados, das 12h às 20h.
Com uma agenda extensa e diversificada, a Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro busca impactar positivamente moradores e turistas, reforçando a importância da arte na vida da cidade.
Discussion about this post