O sábado (6) no Palco Thunder da CCXP25 provou que o amor pelos animes no Brasil não é apenas visual, é sonoro. Em um painel carregado de emoção, a Crunchyroll não apenas desenhou o futuro de 2026 com grandes estreias, mas também reforçou um dos pilares mais importantes da acessibilidade na cultura pop: a dublagem.
Para muitos, a dublagem é preferência; para outros, é a única porta de entrada. E foi celebrando essas vozes que o streaming anunciou o retorno de um dos maiores fenômenos da atualidade: a 3ª temporada de Jujutsu Kaisen.
O Retorno dos Feiticeiros: O que Vem por Aí
Marcada para janeiro de 2026, a nova fase de Jujutsu Kaisen promete adaptar o tão aguardado arco do “Jogo do Abate” (Culling Game). Para os fãs presentes, a experiência foi multissensorial. O telão gigante do Thunder revelou, com exclusividade, artes conceituais que mostram o amadurecimento traço dos personagens:
Yuji Itadori com uma expressão mais endurecida;
Yuta Okkotsu, favorito dos leitores do mangá, ganhando destaque central;
Megumi Fushiguro e o carismático Choso.
A reação da plateia uma mistura de gritos efervescentes e sussurros de teorias confirmou que a franquia continua no topo da cadeia alimentar otaku.
Dublagem é Acessibilidade e Identidade
O ponto alto do painel para o MimooD, no entanto, foi o reconhecimento da indústria brasileira de voz. Quatorze dubladores subiram ao palco, um recorde que simboliza a força da localização.
A Crunchyroll revelou que produz cerca de 400 horas de conteúdo dublado por ano. Sob a ótica da acessibilidade, isso é vital: a dublagem permite que pessoas com deficiência visual acompanhem as tramas através da entonação e interpretação, além de incluir pessoas com dificuldades de leitura ou neurodivergentes que não se adaptam às legendas rápidas.
Um momento de pura emoção tomou conta quando Nestor Chiesse, a voz brasileira do All Might em My Hero Academia, fez um discurso de despedida após 10 anos dando vida ao Símbolo da Paz:
“Vocês assistiram agora, mas no futuro seus filhos poderão ver também”, disse Chiesse, lembrando que a dublagem eterniza a obra e a torna transgeracional.
Diversidade de Gêneros para 2026
Além da ação desenfreada de Jujutsu e Dr. STONE, o painel mostrou que 2026 será um ano de diversidade narrativa, fugindo do óbvio. Entre os anúncios, destaca-se ‘The Drops of God’, um drama que foge do padrão “batalha e poderes”, e comédias que prometem leveza.
Confira o line-up confirmado:
Ação/Sobrenatural: Jujutsu Kaisen (3ª Temporada) e Dr. STONE.
Drama: The Drops of God.
Comédia/Fantasia: Tamon’s B Side, Bungo Stray Dogs WAN! 2, Jack-of-All-Trades, Party of None, Kujima: Why Sing, When You Can Warble? e Welcome to Demon School! Iruma-kun (4ª temporada).
Veredito MimooD
A Crunchyroll sai da CCXP25 com a mensagem de que o anime é um fenômeno global que fala a nossa língua — literalmente. Ao investir pesado na dublagem e trazer títulos de gêneros variados, a plataforma expande as fronteiras de quem pode consumir esse conteúdo, garantindo que a emoção de uma “Expansão de Domínio” seja sentida por todos.



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