‘Vingadores: Ultimato trás uma das despedidas mais difíceis da história do Universo Marvel. Depois de sua morte, em novembro de 2018, aos 95 anos Stan Lee havia deixado algumas aparições como Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) e Capitã Marvel (2019).
Agora em Vingadores Ultimato nos deixou sua ultima mensagem, encerrando 10 anos com provável maior lançamento do cinema deste ano.
Como Stan Lee nos deixou tamanho legado?
Em 1942, Lee foi promovido para o cargo de editor e trabalhou duro para transformar o perfil da “Casa das Ideias”. Foi Stan Lee que insistiu num formato de histórias que se conectassem e estimulassem os fãs a colecionarem revistas em quadrinhos para lerem sagas inteiras dos seus heróis favoritos.
criações de Lee
Stan Lee criou alguns dos super-heróis mais famosos do mundo. Além disso, ele ajudou a melhorar as versões daqueles que já existiam, como o Capitão América.
O que diferenciou seus personagens era que eram apenas pessoas comuns colocadas em situações extraordinárias.
O Quarteto Fantástico
No início da década de 60, Stan Lee e Jack Kirby criaram o grupo de heróis que mudou para sempre o cenário das histórias em quadrinhos. Lee e Kirby decidiram misturar a ciência na etapa de criação dos heróis, o que ajudou a deixar as histórias mais realistas.
Marvel comics
Isso atraiu uma grande base de fãs — o que foi ótimo, porque Stan Lee estava considerando abandonar o mundo dos quadrinhos na época — e foi o pontapé que Lee e Kirby precisavam para criarem diversos novos personagens que acabaram se tornando uma grande parte da cultura mundial.
O Incrível Hulk
Lee e Kirby deram continuidade à sua saga de criação de heróis diferentes com o incrível Hulk. Também conhecido como o gigante esmeralda, o herói era diferente porque não salvava o dia de forma convencional: Bruce Banner se transforma em um monstro e mal se lembra do que fez enquanto estava no modo agressivo.
Marvel comics
Além disso, o Hulk traz é inspirado no personagem clássico da literatura Dr. Jekyll, de “O Médico e o Monstro”, que tem uma segunda personalidade agressiva. Outro elemento curioso do Hulk é que seu alter ego, o Dr. Bruce Banner, está sempre em busca de destruir o verdão, o que faz com que a maioria das batalhas que ele trava sejam internas.
Homem de Ferro
Uma das decisões mais ousadas que Stan Lee tomou com Larry Lieber foi a criação de Tony Stark no auge da Guerra Fria. Na década de 60, nenhuma editora pensaria em criar um protagonista que fosse cínico, egocêntrico e um empresário que faz sua fortuna vendendo armamentos de guerra.
Marvel comics
Mas o senso de humor característico de Tony Stark, além da forma como ele aprende sobre os danos que sua empresa causou e sua luta contra o alcoolismo, colocaram o Homem de Ferro no topo do ranking dos favoritos dos leitores de quadrinhos.
Muitos anos mais tarde, Tony Stark atingiu uma popularidade ainda maior quando foi vivido por Robert Downey Jr. nos cinemas e se tornou um super-herói tão conhecido como Superman ou Batman.
Thor
Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber pegaram emprestada essa figura da mitologia nórdica para criar um dos heróis mais poderosos do Universo Marvel. Também conhecido como o deus do trovão, Thor foi incluído nas primeiras aventuras dos Vingadores nos quadrinhos e desde então se tornou um membro regular da equipe.
Nos cinemas, Thor (Chris Hemsworth) acabou se provando tão popular quanto o restante dos seus colegas super-heróis. “Thor: Ragnarok”, o filme mais recente protagonizado por ele, arrecadou mais de 850 milhões de dólares em bilheteria, e grande parte dessa popularidade vem dos sempre divertidos conflitos de Thor com seu irmão, Loki (Tom Hiddleston).
Marvel comics
X-Men
Stan Lee frequentemente incluía mensagens importantes para os jovens leitores de suas histórias. As histórias que fizeram isso de forma mais clara foram as dos X-Men. Também conhecidos como os “filhos do átomo”, os X-Men vivem num mundo em que todas as pessoas que nasceram com o gene X sofrem preconceito.
No mundo dos X-Men, ter superpoderes é quase considerado um crime e os humanos fazem de tudo para impedir que os mutantes continuem a existir. As histórias dos X-Men sempre foram sobre preconceito, intolerância e aceitação de diferenças, e Stan Lee reforçava essa mensagem a cada novo número das revistas em quadrinhos.
Marvel comics
Nos cinemas, os X-Men também tiveram um papel muito importante para a trajetória dos filmes de super-heróis. O filme de 2000 é o que atraiu a atenção dos grandes estúdios para esse tipo de produção, e hoje a franquia “X-Men” conta com 11 filmes e mais três em fase de produção.
Demolidor, O Homem Sem Medo
Com Bill Everett, Stan Lee criou esse herói que também era bem diferente do que se costumava ver. Matt Murdock é filho de um boxeador fracassado e acaba perdendo a visão em um acidente que acaba desenvolvendo seus outros sentidos em níveis surpreendentes.
Marvel comics
Além de ser um super-herói que inspira os leitores a vencerem os obstáculos da vida, Demolidor também coloca em questão o papel de um super-herói na sociedade: ele deve agir como juiz, júri e carrasco ou precisa respeitar as leis do convívio em sociedade?
Doutor Estranho
Stan Lee e Steve Ditko queriam trazer um personagem totalmente diferente e outras histórias quando decidiram criar o Doutor Estranho. O mago supremo lida com magia e protege a guerra contra o ataque de vilões de outros mundos.
Marvel comics
A história do Doutor Estranho está muito ligada à religiosidade e filosofias orientais. Não por acaso, a ela começa com Stephen Strange em busca de tratamentos alternativos depois de sofrer um acidente e não ter as mãos estáveis para continuar sua carreira de cirurgião. Mas é assim que Stephen acaba conhecendo o Ancião e os mistérios do universo.
Homem-Aranha
O amigão da vizinhança é sem favor nenhum o personagem mais popular já criado por Stan Lee, e não é por acaso: Peter Parker era o super-herói que tinha a idade mais próxima dos leitores, então dividia suas responsabilidades de herói com tarefas comuns como estudar para provas e arrumar o quarto.
É por isso que o Homem-Aranha é até hoje um dos heróis favoritos das crianças. Além disso, ele acabou ganhando versões em séries animadas de TV, filmes, brinquedos e jogos, além de ser constantemente homenageado em festas infantis e a fantasia.
Marvel comics
Capitã Marvel
A criação do Capitão Marvel causou muita dor de cabeça para a editora rival da Marvel, a DC. Quando Stan Lee criou o grupo de super-heróis que são chamados de Capitão ou Capitã Marvel, já havia um Capitão Marvel na DC.
É claro que os nomes seriam confundidos e os fãs iriam acabar achando que o Capitão Marvel era, como nome sugere, da Marvel. Então a DC decidiu rebatizar o Capitão Marvel de Shazam — o que é ótimo, porque tanto “Shazam” quanto “Capitã Marvel” estreiam nos cinemas no começo de 2019. Imagina a confusão que daria se os dois ainda tivessem o mesmo nome?
Fontes: Marvel comics/Telecine play
Não é nada fácil dar adeus para tamanha genialidade, assista Vingadores Ultimato, aproveite cada segundo de filme, se permita até chorar nos últimos momentos de Lee no Universo Cinematográfico Marvel.
Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus.
Millôr Fernandes
Discussion about this post