Pessoal, muito prazer! Meu nome é Teresa. Estou chegando aqui para conversarmos sobre arquitetura e acessibilidade! Podem perguntar, pedir dicas, tirar dúvidas, perguntem o que quiser. Como primeiro tema, falaremos sobre cozinhas planejadas. Com foco nas necessidades de quem vai utilizá-las. Não adianta querer colocar uma altura padrão, um formato padrão ou tamanho padrão. Convido a todas e todos, a refletirem sobre isso.
Os projetos devem ser criados para quem vai utilizá-los. Cada cliente é único e cada projeto será único. A diversidade humana é muito grande. A casa, o local sagrado de cada indivíduo, precisa ser agradável e funcional. Simples e prático. E mais ainda… também deve ser lindo! Seguem 4 inspirações de cozinhas acessíveis. Para muitos gostos. Inclusive para as crianças, que bem supervisionadas, é claro! Podem e devem participar da vivência do dia a dia, da rotina na cozinha.
Atenção, para o cadeirante. Não deverá ter obstáculos sob as áreas da pia e fogão, face à necessidade da aproximação da cadeira de rodas. Esse detalhe importantíssimo, já pode ser observado nas fotos 2 e 4. A foto 4 esclarece bem as necessidades sequem usa cadeira de rodas. Vamos observá-la:
A utilização de interruptores e tomadas, assim como prateleiras retráteis para apoio, são soluções Simples que trazem grande benefícios. A pequena geladeira instalada a média altura, com aproveitamento em gaveteiro, foi uma solução ótima! É o módulo sobre rodízios?! Super versátil! Libera rápido o espaço sob a bancada, no momento em que precisar, assim como volta pro lugar quando necessário. Lembrando a vocês que essas inspirações estão no @pinterestbr onde tenho meu perfil de #arquitetura , TBalbino Arquitetura. Ali tenho várias pastas, lotadas de #dicas ótimas e todos os devidos créditos aos autores.
Também tenho perfil no Instagram @tbalbinoarquitetura, no Facebook @tbalbinoarquitetura e Canal no YouTube: Minha Arquiteta Teresa Balbino.
Meu nome é Teresa Balbino, sou arquiteta e Urbanista, especialista em acessibilidade, fico muito feliz em poder ajudar!
Foto 1 Hideaway Solutions
Repare que nessa foto a escada é dobrável e fica guardada dentro do armário.
Foto 2. designboom.com – IKEA
Importante lembrar que ser acessível não é sinônimo de ser feio ou de gosto duvidoso.
Foto 3: pantry.emirdagi.net
Se você tem baixa estatura, ou nanismo, pode optar por uma solução semelhante a essa, um dispositivo assim ao longo de toda a bancada, ou não! Como preferir. Se não for assim que quer, se não se sentir segura(o), a opção da foto 4, com gavetões e módulos sobre rodízios é fantástica.
Foto 4:
Exemplo de cozinha acessível!
Discussion about this post