Clássicos do cinema, filmes para todas as idades e temas variados. Essas são algumas características do Festival “De Volta Para o Cinema”, que celebra a reabertura do circuito exibidor no Brasil. Parte do projeto #JuntosPeloCinema – colocado em prática por mais de 200 profissionais do setor no Brasil – o Festival é idealizado por Érico Borgo e conta com apoio de estúdios, exibidores, produtores e um board de curadores.
Para conhecer o movimento #JuntosPeloCinema, clique aqui.
O projeto estará nos cinemas a partir de 3 de setembro nas cidades onde as salas estiverem abertas. E entrará em cartaz sempre na primeira semana de abertura dos cinemas em cada cidade. O Festival conta com oito grupos temáticos, que brincam com títulos de grandes sucessos do cinema. A programação apresentará filmes em versões legendadas e dubladas dentro dos gêneros de ação, comédia, ficção científica, terror, fantasia, suspense e drama.
“Pensamos em um Festival com foco nos maiores fãs do cinema, mas sem esquecer que o Brasil é um país vasto, com particularidades em cada região. Portanto, equilibramos sucessos de público e de crítica, clássicos recentes e filmes que marcaram a história do cinema” – Érico Borgo
Acompanhe a programação abaixo:
A Fantástica Lista de Clássicos Pop
Superman (1978) | Os Caça-Fantasmas (1984) | Matrix | De Volta Para o Futuro
A Lista do Espanto
Invocação do Mal | O Exorcista (Versão do Diretor) | O Iluminado | Tubarão
A Sociedade das Sagas
Harry Potter e a Pedra Filosofal | O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel | Crepúsculo
A Vingança dos Geeks
Os Vingadores |Batman: O Cavaleiro das Trevas |Homem-Aranha no Aranhaverso
Curtindo a Família Adoidado
Divertida Mente | Minions | Turma da Mônica: Laços | ET – O Extraterrestre
Dias de Identidade
Corra! | Mulher-Maravilha | Pantera Negra
Sob o Domínio do Drama
O Palhaço | Os Bons Companheiros
Tropa de Risos
Até que a sorte nos separe | Fala Sério, Mãe! | Minha Mãe é uma Peça
O Festival será um esquenta para as grandes estreias que estão por vir no segundo semestre. Contará com preços fixos de R$ 10,00 para salas convencionais e R$ 20,00 para salas VIP, além da meia-entrada. É bom correr. As salas de cinema estarão funcionando com redução de público nas primeiras semanas para garantir o distanciamento social. São duas poltronas ou corredor livres de cada lado.
Segundo a Feneec (Federação das Empresas Exibidoras de Cinema), os protocolos de segurança e bem-estar incluem: oferta de álcool gel em pontos ao longo do percurso do cliente, os assentos deixados vazios entre as pessoas para distanciamento não serão vendidos, os intervalos entre as sessões serão ampliados para a completa higienização das salas, o público deve circular de máscara facial, a equipe de limpeza usará EPIs, entre outras medidas aprovadas pelas autoridades governamentais.
Perguntas Frequentes
1. De onde surgiu a ideia do Festival “De Volta Para o Cinema”?
Com poucos lançamentos programados para a reabertura dos cinemas, sentimos a necessidade de criar uma atração que tivesse apelo junto ao público fã de cinema (18-34 anos), que de acordo com pesquisa realizada, seriam os primeiros a voltarem a frequentar as salas.
2. Qual será a atuação do Festival na reabertura das salas de cinema no Brasil?
Procuramos sala a sala para oferecer nossa programação, que é totalmente modular. Ou seja, cada exibidor pode adaptar nossas opções à sua realidade, com a ajuda dos nossos programadores. Com isso, eles passam a integrar nosso site e só precisam seguir nossas diretrizes de valores.
3. Como foi feita a programação do Festival e quantos filmes serão exibidos?
A programação foi feita de maneira colaborativa entre distribuidores e o Festival. Cada estúdio liberou alguns filmes de seu catálogo e escolhemos dentro dessas opções filmes que conversassem de alguma maneira com as intenções do Festival. Serão 24 filmes divididos em oito temas.
4. Quais critérios foram usados para as escolhas dos filmes?
A maioria dos filmes precisava ser memorável e nostálgica. De acordo com o público-alvo que queremos atingir, acreditamos que muitas pessoas nunca devem ter tido a oportunidade de assistir a alguns desses filmes na tela do cinema. Ao mesmo tempo buscamos opções mais populares e abrangentes, já que temos que atender a uma realidade nacional e não apenas das grandes capitais. Os temas buscaram equilibrar gêneros e dar abrangência à programação.
5. Os filmes terão acessibilidade?
Os mais recentes, lançados depois da obrigatoriedade da lei de acessibilidade, possuem o recurso. Os mais antigos ainda não passaram por esse processo.
Discussion about this post