Santa Clara, Califórnia — GTC — 5 de outubro de 2020 — Dezenas de milhões de designers, arquitetos e outros profissionais de criação poderão colaborar em tempo real, seja na empresa ou remotamente, com a plataforma NVIDIA Omniverse™, que inicia um programa de versões Beta abertas, disponível para download no final de 2020.
Um ambiente que reúne as inovações da NVIDIA em gráficos, simulação e Inteligência Artificial, Omniverse é a primeira plataforma do mundo de simulação 3D e colaboração baseada na NVIDIA RTX™ que mistura os mundos físico e virtual para simular a realidade em tempo real e com detalhes fotorrealistas.
Com a plataforma, equipes remotas podem colaborar simultaneamente em projetos, como arquitetos com interações no design 3D de uma construção, animadores com cenas 3D e engenheiros trabalhando em veículos autônomos, com a facilidade da edição em grupo de um projeto gráfico on-line.
A versão beta aberta do Omniverse segue um programa de acesso antecipado de um ano no qual Ericsson, Foster + Partners, ILM, e mais de 40 outras empresas – e cerca de 400 profissionais de criação e desenvolvedores individuais – avaliaram a plataforma e forneceram feedback para a equipe de engenharia da NVIDIA.
“Os mundos físico e virtual vão convergir cada vez mais”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, que revelou a versão Beta aberta no keynote digital de abertura da GPU Technology Conference. “O Omniverse oferece a equipes de profissionais de criação espalhados ao redor do mundo, ou que estão apenas trabalhando em casa, a capacidade de colaborar em um único design com a facilidade da edição de um documento. É como o início do Holodeck de Star Trek, só que finalmente concretizado.”
O Omniverse é baseado em um padrão adotado da Pixar, o Universal Scene Description (USD), principal formato para o intercâmbio entre aplicações 3D. A plataforma também usa as tecnologias da NVIDIA, como renderização fotorrealista em tempo real, física, materiais e fluxos de trabalho interativos entre os principais produtos de software 3D do setor.
Com o Omniverse, é possível realizar colaborações e simulações, atividades fundamentais para clientes que trabalham nos setores automotivo, de robótica, arquitetura, engenharia e construção, manufatura, mídia e entretenimento.
“Já colaboramos com a NVIDIA há um bom tempo e melhoramos nossos fluxos de produção com as GPUs da empresa”, afirma Steve May, CTO da Pixar. “Além disso, com a adoção do Universal Scene Description da Pixar no Omniverse, essa colaboração só se fortaleceu. Juntos, nós temos o compromisso de promover o avanço da última geração de computação gráfica”.
“Omniverse representa a plataforma do futuro para todos os aspectos da produção virtual”, diz Bill Warner, fundador da Avid Technology e presidente da Lightcraft Technology. “Estivemos avaliando ativamente esta plataforma da NVIDIA e tomamos a decisão de basear toda a nossa linha de produtos nesta incrível nova tecnologia”.
Líderes globais recorrem à Omniverse para colaborar
A Industrial Light & Magic, uma empresa da Lucasfilm e líder mundial em efeitos visuais para filmes e programas de televisão, destaca a importância de poder melhorar os canais do processo criativo e de animação.
“A NVIDIA continua promovendo o avanço de hardware de gráficos de última geração e o Omniverse mostra o que podemos conquistar com o ray tracing em tempo real”, afirma François Chardavoine, Vice-Presidente de Tecnologia da Lucasfilm e do ILM. “A possibilidade de melhorar o processo criativo em todos os estágios de efeitos visuais e canais de animação será transformadora”.
Outros parceiros que adotaram NVIDIA Omniverse com antecedência são os principais escritórios de design e engenharia arquitetônica e empresas de telecomunicações:
- Foster + Partners, escritório premiado de design e engenharia arquitetônica do Reino Unido, tem usado o Omniverse para agilizar os fluxos de troca de dados e os processos de design colaborativo.
- Woods Bagot, empresa mundial de arquitetura e consultoria, tem usado a plataforma Omniverse para ter um fluxo de nuvem híbrida para o design de modelos complexos e visualizações de edifícios.
- Ericsson, uma empresa líder em telecomunicações, tem usado o Omniverse para simular e visualizar a propagação do sinal de sua implantação de rede 5G usando modelos de cidades do mundo real.
Suporte aos parceiros de software
O Omniverse recebe apoio de muitos dos principais líderes de software, como Adobe, Autodesk, Bentley Systems, Robert McNeel & Associates, e SideFX. A Blender está firmando uma parceria com a NVIDIA para adicionar os recursos do USD e garantir a integração do Omniverse ao software da empresa. Ela também está colaborando com outros fornecedores de software líderes para que todos os profissionais e designers possam ter acesso aos recursos de colaboração do Omniverse com o software de sua preferência.
A Autodesk está otimista quanto à reação dos milhões de usuários ao redor do mundo sobre o uso do Omniverse.
“Não cansamos de falar sobre a importância dessa colaboração de dois anos com a NVIDIA”, afirma Amy Bunszel, vice-presidente sênior de produtos de design e criação da Autodesk. “Os projetos e as equipes estão ficando cada vez mais complexos, e temos certeza de que usuários da Autodesk de todos os setores também estão animados com a capacidade do Omniverse de criar uma experiência mais colaborativa e imersiva. O futuro do trabalho será assim”.
A lista completa de parceiros de software está disponível em nvidia.com/omniverse.
Pixar USD: Base para a troca entre softwares 3D
O USD oferece um método e um formato unificados para compartilhar a maioria dos aspectos de uma cena 3D, mantendo os dados específicos da aplicação, ao contrário da maioria dos fluxos de exportação/importação. Com a estrutura, é possível garantir que apenas as modificações sejam replicadas, possibilitando a edição de objetos, ambientes e outros elementos do design na cena colaborativa para que sejam comunicados entre as aplicações de modo eficiente sem prejudicar a integridade geral.
Como adquirir o Omniverse
Inscreva-se no programa da versão Beta aberta do Omniverse em nvidia.com/omniverse. Ele estará disponível para download no final de 2020.
Sobre a NVIDIA
Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/
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