O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que afeta muitas pessoas em todo o mundo, incluindo artistas famosos como Selena Gomez e Lady Gaga. A doença é diagnosticada mais comumente em mulheres, especialmente entre as populações afro-americanas, hispânicas e asiáticas.
O lúpus pode causar inflamação nos tecidos dos órgãos, causando sintomas como dor muscular e articular, anemia, fadiga, febre, erupções escamosas ou manchas vermelhas na pele. Embora as manchas e erupções na pele possam causar estigma estético, o lúpus não é contagioso e não pode ser transmitido de uma pessoa para outra. A exposição ao sol pode agravar a condição, por isso é importante evitar o sol excessivo e usar chapéus e óculos de sol, por exemplo.
Levi Jales Neto, um reumatologista, destaca que não há uma única causa para o lúpus, mas fatores como a exposição excessiva à luz solar, traumas emocionais e infecções virais podem desencadear a doença. Para prevenir o lúpus, é importante evitar a exposição excessiva ao sol, seguir uma dieta equilibrada, praticar atividade física regular, controlar fatores emocionais e estar atento a sintomas como manchas na face.
O tratamento para o lúpus inclui medicamentos como antiinflamatórios, corticóides e imunossupressores, e é importante consultar um reumatologista para o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Embora não haja um exame específico para o lúpus, um exame físico ou hemograma completo pode indicar sinais da doença. Para os pacientes diagnosticados, é importante manter um acompanhamento frequente e tomar medicamentos durante períodos de crise, mas, com o tratamento adequado, é possível alcançar uma boa qualidade de vida.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 5 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 1 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment – o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil, desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Discussion about this post