O termo “Gênesis”, escolhido pelo rapper para batizar sua nova música, evoca a ideia de começo e criação. Neste lançamento agendado para o dia 27 de março, Rashid imerge nas influências que moldaram sua trajetória, fazendo alusão aos Racionais e Sabotage logo nos primeiros acordes, em uma jornada lírica que atravessa décadas. Comemorando os 50 anos do hip hop, o artista vai além das homenagens aos ícones que o inspiraram, explorando os elementos que tornam essa cultura uma ferramenta de expressão e resistência: o rap, o DJ, o breakdance e o graffiti.
“Gênesis” não é apenas uma música, mas uma trilha sonora concebida por Rashid para dialogar com sua HQ “Soundtrack”, lançada em parceria com Guilherme Match em dezembro de 2023. Com a participação especial de Thiago Jamelão, o single chega não só às plataformas de áudio, mas também ganha vida em formato de visualizer no canal do YouTube do rapper, com ilustrações de Match e animação de Felipe Figueiredo.
Rashid compartilha sua inspiração para o título da música, desejando fazer uma metáfora com algo universal, assim como a música rap, que foi pivotal em sua jornada pessoal. Ele brinca com uma certa nostalgia ao relembrar seus dias de batalhas de rap, quando cada centavo contava para a condução até o local, e a volta era entregue nas mãos do destino.
No coração de “Gênesis”, um verso provocativo questiona: “o que é que o som faz quando entra na mente da gente?”. Esta pergunta essencial conecta a faixa à história em quadrinhos “Soundtrack”, também concebida por Rashid e Match, onde a música é explorada como um catalisador de experiências mentais.
Para dar vida a essa trilha sonora, Rashid contou com a produção musical de Duda Raupp. Juntos, eles buscaram explorar as emoções e direções sonoras que o rapper desejava transmitir. Assim, uma guitarra neo soul assume o protagonismo em “Gênesis”, acompanhada por uma bateria marcante e elementos de soul clássico, em uma sonoridade que reverencia o legado do rap, sem esquecer da importância dos DJs.
“Gênesis” não é apenas uma música de agradecimento aos mestres que vieram antes, mas também uma expressão de gratidão por todas as vezes que a música serviu como um refúgio e inspiração para Rashid e seus ouvintes.
Ficha Técnica
Música por: Rashid, Duda Raupp, Thiago Jamelão e DJ Mista Brown
Letra e Voz: Rashid e Thiago Jamelão
Produção: Duda Raupp
Scratches: DJ Mista Brown
Trompete: Bruno Silva
Mixagem: Duda raupp
Masterização: Olímpio Machado
Realização: Foco na Missão
Ficha Técnica (visualizer)
Ilustrações: Guilherme Match
Animação / Edição: Felipe Figueiredo
Obra baseada na HQ Soundtrack
Autores: Guilherme Match e Rashid
Editora: JBC (Companhia das Letras)
Discussion about this post