O limite da imaginação não é facilmente mensurado, nossa mente gosta de explorar várias possibilidades sobre como poderia ser o mundo principalmente quando somos crianças.
Mesmo nossos mais ambiciosos delírios infantis seguiam uma certa lógica distorcida que era totalmente plausível na nossa cabeça. Seguindo esse padrão Kyokou Suiri mostra como nossa capacidade de imaginar pode gerar várias explicações para os mais diversos mistérios sobrenaturais existentes.
História
Kyokou Suiri (ou In/Spectre) é um anime que trata de uma temática sobrenatural japonesa sobre fantasmas e aparições como parte integrada do mundo real. A fronteira com o que é real e o sobrenatural é apenas a crença da própria pessoa, que pode acabar criando monstros que sequer existiam anteriormente.
A história acompanha a resolução de casos sobrenaturais realizados pela Deusa da Sabedoria, Iwanaga Kotoko, que segundo a lenda não possui uma perna e um olho. Ela encontra-se com Sakuragawa Kuro, que aparenta ter poderes especiais que amedrontam até mesmo as almas vagantes, e com a ajuda dele pretende resolver casos que necessitariam de seus poderes para serem concluídos.
Iwanaga Kotoko
Kotoko é capaz de interagir com espíritos tranquilamente. Ela possui a capacidade criativa de pensar em várias versões de uma mesma história para explicar os acontecimentos do mundo real. Essa habilidade faz com que ela consiga deduzir ou forjar narrativas convincentes para os incidentes causados por humanos ou fantasmas.
Ela possui interesse romântico por Sakuragawa Kuro, que tenta se defender da mesma sempre que pode.
Sakuragawa Kuro
Kuro não teme espíritos, na realidade os espíritos temem ele. Por possuir poderes capazes de distorcer a realidade, ele tentou viver boa parte da sua vida como um humano comum, até que sua ex-namorada, Yumihara Saki, descobre seu disfarce em um incidente.
Ele não vê Iwanaga como interesse romântico em um primeiro momento, mas aceita ajudá-la em sua viagem. A conexão entre ambos vai surgindo na medida que ele entende que, como Deusa da Sabedoria, ela é uma das poucas pessoas que o aceitaria devido sua natureza sobrenatural.
Yumihara Saki
Saki teve sua primeira experiencia paranormal enquanto andava com Kuro perto de um rio onde eles encontram um Kappa (espírito anfíbio aquático) que se assusta com a presença de Kuro e foge. Devido a esse incidente, ela termina seu relacionamento.
Anos depois Saki se forma na faculdade e entra na polícia. Seu conhecimento sobre casos policiais eventualmente é solicitado por Iwanaga, que preenche lacunas nas explicações com a ajuda de espíritos que testemunharam diversos incidentes.
Cenário
Tudo isso ocorre no Japão moderno, onde a internet tem um papel muito importante na criação de lendas e mitos na animação. Nesse cenário ainda assim existem famílias tradicionalistas que cultivam ideais perigosos sobre a manipulação dos poderes de criaturas místicas.
Expectativas
Iwanaga sempre faz diversas teorias atrevidas sobre os incidentes sobrenaturais que ocorrem, o que justifica o título de Deusa da Sabedoria. Entretanto, os diálogos entre os personagens não parecem algo natural, mesmo assim são divertidos.
O carisma de Iwanaga adiciona um charme que move o anime como um todo. Mesmo que algumas interações pareçam estranhas e algumas suposições completamente irracionais, algo nelas faz com que tudo faça sentido dentro do incidente e tudo graças a Deusa da Sabedoria.
Kyokou Suiri se torna uma obra prazerosa de se assistir pois, de todos os incidentes que acontecem, o que nos prende é o encanto pelos personagens. O que o anime propõe é uma aventura capaz de cativar o espectador pela personalidade ilustre de uma protagonista resolvendo mistérios sobrenaturais.
Discussion about this post