Olá! hoje eu vim aqui falar um pouquinho sobre algumas maneiras de tornar seu site mais acessível, hoje cerca de 24% dos brasileiros possui algum tipo de deficiência, Desses, 18,6% apresentam deficiência visual, 7% deficiência motora, 5,1% auditiva e 1,4% deficiência mental. e fechar os olhos para as necessidades desse público é tanto deixar de lado pessoas que querem ser inseridas, entendidas e representadas como também perder esse público significa perder leads.
Vamos aos 4 passos que podem tornar seu website mais acessível:
Descrição de Imagem
E se derrepente uma imagem não fosse equivalente a mil palavras?? E se você tivesse que enxergar atravez dos olhos do outro? Isso acontece na descrição de imagem.
como que é feito? As imagens devem ser descritas com riqueza de detalhes para que o leitor de tela possa trabalhar de uma forma melhor e a pessoa com deficiência visual possa ter a informação de uma forma geral.
No Google pode ser encontrado uma variedade de cursos para fazer essa descrição da melhor maneira possível!
Leitor de textos
Os plugins de leitura de texto já são bem conhecidos em muitos portais e blogs, além de ajudar na correria do dia a dia, quando estamos ocupados e queremos ter acesso a informações, também são muito importantes no auxílio de pessoas com baixa visão ou cegas.
Um plugin muito utilizado para está finalizade é o Audima, mas com uma rápida pesquisa no Google podemos encontrar algumas outras aplicações gratuitas com a mesma função.
Layout clean
Uma prática que aderimos na MimooD foi a não utilização dos anúncios do Google para monetizar o site, pois ele acaba poluindo o Layout do site com seus códigos e dificultando o leitor de tela, uma saída para você que quer monetizar seu site, é a venda de espaços publicitários, onde pode-se colocar baners usando imagens e descrever eles assim como mencionado no primeiro tópico.
outras dicas são: Não utilizar linguagem não binária, pois o leitor de tela não traduz e Sempre utilizar 3 colunas para também facilitar a leitura
Pluins e ferramentas de acesso
Ainda existe uma dificuldade significativa em se ter acessibilidade na web, mas algumas ferramentas vem ajudando essa transformação acontecer, vou listar e falar um pouquinho de algumas delas.
– Hand Talk
O Hand Talk é um Plugin que traduz todo o conteúdo de texto para A língua Brasileira de Sinais, sua instalação é bem tranquila, porém esse plugin é pago, existe uma versão gratuita que se chama VLibras que é uma iniciativa pública.
– Essential Accessibility
Essa ferramenta auxilia a navegação de pesso
as com deficiências distintas A Essential Accessibility oferece a acessibilidade multimídia, garantindo que conteúdos em áudio e vídeo contenham legendas, transcrições e audiodescrições.
– Accessibility Lite – A super lightweight WordPress plugin
Esse Plugin permite fazer ajustes a forma de exibição dos textos e imagens, podendo como por exemplo aumentar a letra entre outras funções.
Existem muitos outros plugins que podem ser pesquisados direto no painel do wordpress.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através de nosso e-mail ou redes sociais para falarmos um pouco sobre tecnologia e acessibilidade
Discussion about this post