Passeando pelo infinito que chamamos de internet a alguns anos eu parei para analisar algo que me deixa desconfortável quando acontece comigo. A maneira que a pessoa com deficiência é recorrentemente tratada na mídia, “O guerreiro” “O exemplo de superação” “ Como ele vive uma vida normal enfrentando suas deficiências” .
Deficiência na mídia
As deficiências devem ser faladas sim e expostas na mídia, mas não por sermos incapazes de algo mas sim pela falta de informação ou falta de interesse das pessoas, nos tratar como exemplo de superação é invalidar todo nosso mérito como pessoa capaz, e dizer que é um feito gigantesco uma pessoa como eu, trabalhar, estar na faculdade ou ter filhos por exemplo, quando a nossa luta é só por mais oportunidades e menos preconceitos.
Vou deixar alguns prints de matérias para analisarmos:
Nós não somos exemplo de ninguém!
Da mesma forma que existe uma pessoa sem deficiência que luta por seus objetivos, estuda, trabalha e ocasionalmente pode ser boa ou má, pessoas com deficiência não são exemplos de superação por fazerem a mesma coisa, longe de mim ser exemplo para alguém, parece que as pessoas tem naturalizado nós deficientes só podemos ficar tristes e presos dentro de casa. Não deveria causar tanta comoção olhar e ver pessoas que tem alguma limitação maior viver da mesma forma que todo mundo, isso não á torna uma “super pessoa” isso a torna igual, e é essa a luta, a busca por meios de fazer as mesmas coisas que você! pessoa sem deficiência.
Nos siga nas redes socias: @mimoodoficial
Discussion about this post