12 maio 2025 - 05:05
EnglishPortuguese
  • Home
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Mita Festival: Inclusão e sustentabilidade foram atração principal em final de semana no Rio de Janeiro

A edição do festival MITA – Music Is The Answer que aconteceu neste fim de semana no Jockey Clube, que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro contou com Line Up recheado de músicaboa com  Two Door Cinema Club, Liniker, The Kooks, Heavy Baile, Xênia França, Jão, Gorillaz, Rüfüs Du Sol e outros mas o que também chamou atenção foi o planejamento e ações de sustentabilidade e inclusão. 

Bia Por Bia
3 de setembro de 2023
in Acessibilidade
0
Mita Festival: Inclusão e sustentabilidade foram atração principal em final de semana no Rio de Janeiro

Imagem: Kenji Nakamura

 

Pepeu Correa – 30E

A acessibilidade é um dos principais pilares do festival, para a gente o festival tem que ser democratico e atender todo tipo de pessoa e o PCD  apareceu como prioridade número um, e para próximas edições cada vez mais só melhorar, identificar como estamos na primeira edição as falhas e melhorar sempre.

Estrutura PCD

Para receber o público com segurança e autonomia já na entrada carrinhos de golfe levavam PCDs até o ponto de identificação, onde o PCD e um acompanhante recebiam identificação  para ter acesso as plataformas com banheiros acessíveis, interpretes de libras, audio descrição e guia audio descritivo, logo na entrada também havia opção de fazer o empréstimo do Kit Livre, bike motorizada para se locomover por todo local outra questão super importante é que todo som do evento foi pensado para não atrapalhar a rotina da vizinhança e fogos de artificío foram vetados por conta de animais domésticos e pessoas autistas, promovendo um convivio amigável entre a vizinhança e o festival. Quem esteve junto em parceria com o evento foram as empresas: Kit Livre, AllDub e Essencial acessibilidade.

Renan Reale – Yellow Stripe

A yellow stripe foi responsável pela reformulação da planta do evento, com novos layouts para os setores de bares e alimentação e movimentação do público com logística para melhor atendimento.

 

Imagem: Reprodução

Rebeca Costa influencer de moda com nanismo, conta que o MITA foi uma experiência única, em um festivais assim que incluem e que dá a possibilidade de ir e vir e a liberdade de se divertir sem preocupações

 Giulianno Cassola – Gerente de produção 30E

Precisavamos  incluir essas pessoas no festival assim incluímos o Harry Albergaria na curadoria e planejamento de acessibilidade, quando começamos a criar o festival optamos por fazer algo diferente, focamos em 3 pilares: sustentabilidade, acessibilidade e diversidade, o desafio era fazer com que pessoas PCD consigam transitar aqui, assim colocamos os cardápios em braille, audio descrição e tentamos pegar dentro do que conseguiriamos sendo um evento novo tudo que fosse possível nesse primeiro evento  e nos propomos a fazer. Tivemos a primeira edição em São Paulo com muitas respostas positivas e trouxemos esse modelo para cá, foi um desafio muito grande por conta da chuva, ficamos a madrugada inteira aterrando o local, para tornar o espaço acessível, a primeira ideia é tornar o espaço acessível para todo mundo, para os próximos anos conseguir implementar e criar coisas novas, nós somos um festival feito para todo mundo, não interessa qual a dificuldade tudo vai ser feito pensado neles.

sustentabilidade – Em parceria com a Heineken com ativação no evento, o festival é todo em carbono neutro não só o que acontece mas os deslocamentos des do avião que o artista chega até os shows, tudo isso entra no calculo de compensação de carbono, credito de emissão de carbono, e fazendo toda parte de coleta seletiva e destinação dos resíduos, a sustentabilidade também é um pilar, além dos copos da heineken que a olho nú a principio parece de plástico mas são feitos de amido de milho e se decompõe em até 6 meses.

Em esfera imersiva a Heineken celebrou suas quatro metas voltadas para sustentabilidade, sendo patrocinadora do Mita em sua primeira edição celebrando o retorno dos grandes festivais reunindo iniciativas para fazer com que as pessoas prestem mais atenção na importancia de uma vida mais verde na cidade

As instalações comunicam 4 grandes metas de sustentabilidade a serem cumpridas:

– Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão
energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na
conversão para fontes sustentáveis de energia;

– Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até
2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive
para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;

– Micro Florestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai
implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões
verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima,
controle de enchentes e regeneração do bioma original;

– Consumo Consciente: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba
de marketing em ações de consumo consciente. O lançamento de Heineken 0.0
representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até
2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a
direção de um carro após ingerir uma Heineken.

Rafael Golfe –  Brand Experience and Sponsorship Coordinator at The HEINEKEN

Estamos aprendendo muita coisa sobre acessibilidade, estamos começando a aprofundar mais e começando a fazer com que nossos projetos deem um start a a partir do pensamento de acessibilidade, estou nesse mercado a 10 anos e quantas vezes fazíamos um projeto e falavamos “Acessibilidade” e agora? Precisavamos começar a pensar em acessibilidade e na parte de sustentabilidade todas as nossas instalações traduz uma de nossas metricas de sustentabilidade, aqui falamos sobre energia renovavel, hoje essa energia é um direito garantido por lei e muitas pessoas não sabem, pode ocorrer um impacto de 40% no consumo, a ativação de circularidade temos uma meta de que até 2030 80% de todo o vidro de toda a cadeia da marca Heineken será circular, o bar tem uma das metas mais antigas dentro do contexto que é o consumo conciente, sempre olhamos para o consumidor querendo que ele se divirta mas não passe do ponto, com isso todo bar que a gente tem produto nas ativações de marca é disponibilizado água free para o consumidor e o espaço como um todo endereça nossa meta de micro florestas, diretamente ligado com a meta publica da compania globalmente de redução de emição de carbono, trazemos representação das micro florestas, toda vegetaçã aqui dentro é vegetação nativa de biomas nativos da mata atlantica, temos alguns projetos ao longo desse ano onde toda vegetação vira depois um legado para a cidade que é basicamente uma micro floresta implantada e a nossa meta é basicamente 19 capitais do Brasil até 2030 ter pelomenos uma micro floresta implementada pela marca Heineken é uma agenda ampla de sustentabilidade, acreditamos muito nas experiências e no poder transformador de conexão da música como meio de levar essa mensagem de sustentabilidade para nossos consumidores, hoje 100% da plataforma que chamavamos de plataforma de música da Heineken hoje ela se chama de plataforma de  sustentabilidade e cultura que é basicamente toda palta, assunto e conteúdo que geramos é para endereçar a sustentabilidade, uma decisão super arrojada como marca mas muito necessária, esse é o proposito que queremos levar para nossos consumidores de maneira clara e acessível e que eles compreendam e se engajem.

Luiz Oscar Niemeyer ao lado do filho e sócio na produtora Bonus Track  Luiz Guilherme  Niemeyer  voltam ao circuito dos grandes festivais

Imagem: Reprodução

Luiz Guilherme  Niemeyer –

O Mita tem acessibilidade total, com areas especiais, as bikes eletricas, bares rebaixados, guia em audio descrição, cardápio em braille e mapa tatil somos pioneiros na america latina, para a gente isso está no sangue , ter acessibilidade é um pilar super importante nesse projeto, ainda há muito que pode ser inserido, como vias de acesso exclusivas, incluir outros PCds em nossa operação e pessoas,a ideia é manter e melhorar a cada ano, até em uma situação extremista como a que temos no solo com barro e chuva não tem discrepancia em area de transito para passar com o kit livre.

 

 

 

 

Bia

Bia

Beatriz Bittencourt é entusiasta do universo nerd e da cultura pop, dedicando-se a promover acessibilidade e inclusão nesses espaços. Com experiências pessoais marcadas pela , neuropatia e insuficiência renal, Beatriz busca harmonizar suas paixões com iniciativas que tornem o entretenimento mais acessível para todos.

Próximo post
Detonautas participam de festival em São Paulo

Detonautas participam de festival em São Paulo

Discussion about this post

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

© 2020 MimooD - Entretenimento Acessível - Design de Victor Rangel.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

© 2020 MimooD - Entretenimento Acessível - Design de Victor Rangel.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .
Ir para o conteúdo
Abrir a barra de ferramentas Ferramentas de acessibilidade

Ferramentas de acessibilidade

  • Aumentar textoAumentar texto
  • Diminuir textoDiminuir texto
  • Escala de cinzaEscala de cinza
  • Alto ContrasteAlto Contraste
  • Contraste negativoContraste negativo
  • Luz de fundoLuz de fundo
  • Links sublinhadosLinks sublinhados
  • Fonte legívelFonte legível
  • Redefinir Redefinir